Helvetica, o filme” é um longa-metragem independente de Gary Hustwit sobre design de tipografia, gráfica e cultura visual global. O documentário mostra através de uma série de entrevistas como a proliferação de um tipo de letra (que celebrou o seu 50 º aniversário em 2007) afeta nosso cotidiano.

O filme é uma exploração dos espaços urbanos em cidades grandes e a tipografia que nelas habita, através de diálogos com designers de renome sobre o seu trabalho, o processo criativo, as escolhas e a estética por trás do uso de fontes tipográficas.

Mais do que um documentário, Helvetica é um chamado para ver o mundo que nos rodeia. Somos todos influenciados pelos vários cartazes e outdoors que se encontram dispersos por todas as cidades. Os designers dizem-nos diariamente que uma fonte é usada mais do que qualquer outra: Helvetica – que é considerada o ícone do design suíço dos anos 60 e 70.

Não importa de que lado você está, este é um documentário  cheio de informações valiosas para qualquer  pessoa e não somente para artistas gráficos, afinal o design como arte está presente na vida de todas as pessoas, desde que nascemos.

O documentário mostra com perfeição, as infinidades de placas, letreiros, sinais de aviso, todos escritos com Helvetica. (Sério, você vai se surpreender)

Mostrar que a fonte foi criada por Max Miedinger e Eduard Hoffmann em 1957 e não só por  Miedinger foi essencial para dar os devidos créditos a Hoffmann.  Miedinger e Hoffmann criaram-na para a Haas Type Foundry em, Münchenstein, na Suíça, sendo comercializada pela Linotype em 1961 no mundo todo. O nome da fonte é derivado de Helvetia, o nome latino para Suíça.

O melhor de tudo, você encontra o filme completo com qualidade de cinema no vimeo do Gary Hustwit: https://vimeo.com/ondemand/helvetica3

Direção: Gary Hustwit
Lançamento: 2007
Duração: 82 minutos